Skip to main content
Uncategorized

Inovação jurídica além da tecnologia

By August 14, 2019April 17th, 2023No Comments

Nem só de tecnologia vive a inovação; pensar diferente; enxergar novas estratégias; encontrar outros caminhos, é sobre isso que estamos falando.

Inovação jurídica não significa, apenas, implantar super softwares que utilizam inteligência artificial a favor do custo e do tempo. É preciso aprofundar a discussão sobre o conceito inovador, pois estamos propensos a cair em uma armadilha: embarcar a tecnologia no padrão das velhas ideias. Por isso, a discussão que propomos é outra, muito além dos algoritmos. Aqui queremos falar de um jeito novo de exercer o direito, agora como um negócio que agrega valor a outro negócio.

O problema

A assessoria jurídica é pouco criativa. Para a maioria não há outra forma de exercer a profissão. A lei é lei e nada vai mudar. Os advogados estão convencidos que não há o que alterar no jeito de fazer as coisas. Mas a verdade é que criamos uma imagem muito ruim. Advogados são conservadores e resistentes. Sempre entrará no cálculo o risco do desconhecido, então, por óbvio, se fica onde está.
Não queremos que a inovação seja confundida com a transgressão às leis, está no oposto disso. Inovar é encontrar um caminho mais curto, saudável e transparente para o objetivo da empresa. Inovar tem relação com simplificar e clarear objetivos. Empresas não nasceram para gestarem imbróglio jurídico, elas nasceram para prosperarem, esse é o foco do nosso trabalho.

O questionamento

A partir dessa reflexão propomos inovar no atendimento jurídico. Por que fazemos o que fazemos? Qual será nosso papel, nosso verdadeiro propósito, com cada cliente?

A inovação

Nossa Sociedade de Advogados pretender olhar fora da caixa, enxergar o que acontece no mundo lá fora, além das teorias jurídicas. Para isso ampliamos nossa visão e conhecimento. Nos conectamos com pessoas que nos dão a real. Porque de teoria nós já estamos muito bem, obrigado.
O trabalho integrado com consultores técnicos aumenta as possibilidades de solução. E entender, de forma prática, o que será mais eficiente para o cliente, significa valor para o projeto. A multidisciplinaridade usada a favor da melhor estratégia para o negócio.
Outra barreira do nosso serviço diz respeito ao custo, advogados são sinônimos de despesas, e de despesas caras. Queremos passar para a linha do investimento. Para isso propomos fazer parte das estratégias da empresa, agregar com projetos jurídicos que tragam valor à empresa. A precificação justa e transparente, atrelada ao resultado, é uma das nossas inovações.
Nós também acreditamos na aproximação da relação advogado-cliente. Há um mito, sem qualquer justificativa, que o advogado é um ser intocável, que grandes profissionais são inacessíveis e que essa distância é sinônimo de grandeza. Burrice. Nós queremos e precisamos estar próximos de nossos clientes, sem barreiras formais. A disponibilidade é, mesmo devendo ser natural, um diferencial.
Esses três pilares nos sustentam em um atendimento que faz sentido para o cliente e que agrega para os dois lados. Como propósito, queremos ser significado de parceria de valor, muito mais que uma prestação de serviço jurídico obsoleta e retrograda.